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A FILHA DA CONDESSA

Elemento central:  História ambientada em tempos antigos, com realeza, nobreza e povo.  Conhecimento de outro modelo de sociedade com valores diferentes da moderna.

Síntese da história:  O príncipe precisa casar-se e escolhe uma entre as três filhas de uma condessa. A moça, por força do amor, faz o príncipe malvado voltar atrás em suas leis cruéis.

Título da música:  La condessa

Recursos pedagógicos: Narrativa. Brinquedo cantado. Dramatização.

 

O plano do jovem rei (o príncipe do início da história) de casar-se com uma mulher rica, para resolver de maneira mais fácil o seu problema de falta de dinheiro, acaba frustrado e ele recebe uma lição da jovem condessa que fora escolhida para noiva. O rei, que não se preocupava com seu povo e que tinha aumentado os impostos e mandado prender quem não pagava, amadurece – na hora em que é contrariado – e torna-se então um rei justo.

A pobreza do povo, os altos impostos e a falta de retorno em benefícios para a população são temas sociais que podem ser retirados da historinha e deslocados para uma reflexão sobre a sociedade de hoje, em que a criança está inserida.

A presença desses temas na narrativa já começa a sensibilizar as crianças para o fato de que existem injustiças e má distribuição de renda, e que há pessoas que se dispõem a combater as desigualdades. Como ressalta Coelho (1981, p. 35):

“Intuitivamente a criança compreenderá que tais estórias, embora irreais ou inventadas, não são falsas, pois ocorrem de maneira semelhante no plano de suas próprias experiências pessoais”.

Assim, a história pode ser um ponto de partida para a reflexão de questões sociais e o desenvolvimento de valores e atitudes, como a solidariedade, o repúdio  às injustiças, o posicionamento crítico e a iniciativa para a resolução dos problemas sociais.

 

Montando um glossário

 

Na história A filha da condessa, as crianças terão contato com um vocabulário diferente. Palavras como “arauto” são pouco usadas em seu pequeno mundo e, quando acontece, vêm como metáforas.

Assim, seria um bom exercício de pesquisa fazer um glossário no qual os pequenos explicassem com suas palavras o que entendem do vocábulo. Qualquer palavra não conhecida pode ser anotada. Em seguida, o educador ensina a organizar tudo em rigorosa ordem alfabética.

Esse exercício ajuda a iniciar as crianças em atividades de pesquisa e ordenação de dados, habilidades que serão de grande valia no futuro.

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